Pré-Iniciação Científica


A Pré-Iniciação Científica (Pré-IC) é uma das atividades do Projeto Imunologia nas Escolas. Atualmente é desenvolvida com um grupo de alunos da Escola Estadual Romeu de Moraes, na cidade de São Paulo.

Desde os primeiros contatos com as turmas da escola em 2010, mapeamos um grupo de estudantes com claro interesse em desenvolver projetos de Pré-IC. Em novembro de 2011, conseguimos o apoio da Universidade de São Paulo (USP) e do (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) obtendo inserção dos alunos do Projeto no Programa de Pré-Iniciação da Universidade de São Paulo (USP) com bolsas de estudos.

Iniciamos o Programa de Pré-IC com 13 alunos do primeiro ano do Ensino Médio em 2011 e, em 2012, iniciaremos a segunda turma.

Durante a Pré-IC, os alunos desenvolvem projetos de pesquisa de Pré-Iniciação com a orientação de professores e pós-graduandos da USP, também pesquisadores do iii-INCT.


Encontros de Pré-IC
A programação, ao longo de um ano, inclui reuniões mensais fora do período escolar com a coordenação do Projeto. Os alunos são instigados a discutir, coletivamente, os resultados e as questões relacionadas aos seus projetos. Abordam também questões fundamentais da ciência como a Teoria da Evolução, paradigma, metodologia de pesquisa, entre outros temas.

Além disso, os alunos também vivem a experiência de apresentar seus projetos em eventos de Pré-Iniciação e na própria escola.

Estas atividades coletivas permitem compartilhar as experiências individuais e a construção de um coletivo na escola, com prática no fazer e no pensar a ciência.


Iniciação ao Jornalismo Científico

Esta é outra vertente no nosso projeto, superinovadora, da qual muito nos orgulhamos!

A comunicação se faz necessária para qualquer cidadão, assim como para o cientista. Não basta apenas pesquisar, é preciso difundir o que se pesquisa e a importância da ciência, seja ela em pesquisa de base, que chamamos de experimental, seja num nível mais avançado, já de experimentação em humanos e/ou pacientes.

Por este motivo, iniciamos em 2012 um programa de iniciação ao Jornalismo Científico, envolvendo os alunos da Pré-Iniciação Científica.

Nosso objetivo é promover experiências para o registro criativo e comunicacional das experiências vividas durante a Pré-IC no “Projeto Imunologia nas Escolas”, desenvolvendo material de divulgação sobre os resultados dos projetos realizados e, sobretudo, sobre o impacto da experiência na vida destes jovens pesquisadores.

Para tal, são trabalhadas técnicas básicas de redação jornalística, fotografia, gravação e edição de vídeos e, ainda, técnicas para o uso das novas mídias na internet, como blogs e redes sociais. Você poderá conferir aqui mesmo no nosso blog os resultados desta iniciativa.

Seja bem-vindo e fique de olho nas nossas novidades!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho... Estou no Triângulo Mineiro, cidade Uberaba, Instituição UNIUBE. Sou médico veterinário e professor/pesquisador na UNIUBE.
    Por favor me respondam algumas dúvidas, vocês trabalham com escolas públicas do centro ou da periferia da cidade? Existe algum apoio escolar para que esses alunos possam ser preparados para o vestibular?
    Abs, Ávaro

    ResponderExcluir
  2. Olá, Álvaro. Obrigada pelo comentário.

    A Escola Romeu de Moraes, onde atuamos hoje, fica em uma região mais central, na zona Oeste da cidade de São Paulo. A parceria foi iniciada lá pelo vínculo que um dos coordenadores já tinha com a escola (ele havia sido professor), pela receptividade da Diretora naquela ocasião, que facilitou a inserção do Projeto na programação da escola.

    Sobre o pré-vestibular, acreditamos que a Pré-IC, de forma indireta, contribui para que o aluno se prepare para esta fase. Ele passa a conhecer carreiras, profissionais de diversos níveis, vivencia situações no mercado de trabalho, nas áreas acadêmica e científica. Além disso, ele cria uma rotina de estudos além do que está acostumado no ensino médio.

    Aqui em São Paulo, há algumas instituições que oferecem pré-vestibular gratuito ou com bolsas de estudo como algumas faculdades da USP e o Instituto Acaia onde, aliás, estão alguns dos nossos alunos de Pré-Iniciação Científica de 2012.

    Se tiver qualquer outra dúvida, estamos à disposição aqui no Blog ou no email educacao@iii.org.br .

    E você, está envolvido em alguma atividade de ciência e educação?

    Um abraço em nome da nossa equipe

    Patricia Santos

    ResponderExcluir