sábado, 14 de setembro de 2019

Nós na oficina: por Allanys Queiroz e Wingrid Muniz


Introdução ao jornalismo científico é um dos Programas ligados ao Projeto Imunologia nas Escolas, com o intuito de mostrar para jovens estudantes do ensino médio algumas das áreas que envolvem a ciência. No final da oficina de Jornalismo, abordamos os alunos para colher relatos do que eles mais acharam relevante na oficina. 

No final da oficina todos nós aprendemos algo sobre jornalismo e a ciência no mundo, para a vida. Todos adquirimos conhecimentos em comum, mas cada um obteve algo em específico que gostou mais, como o uso de câmeras, o aprendizado a mais em literatura e por aí vai...  

O jornalismo é uma das mais antigas práticas do mundo. Conhecer mais sobre e saber como utilizar essa prática é fundamental para todos. 
Allanys Queiroz e Wingrid Muniz editam as entrevistas com colegas
participantes da oficina Introdução ao Jornalismo Científico
Recebemos notícias e informações, a todo o momento em nossas vidas.  É importante saber como absorver essas notícias sem nos enganar. A notícia também é uma forma de aprendizado de novos conhecimentos e descobertas, e precisamos ter acesso a elas.

Essa oficina nos mostrou que ser curioso não é um defeito.  Ir atrás do que te traz dúvidas é essencial e nada é a verdade absoluta. Nos fez abrir os olhos para o mundo e para todas as mudanças e diversidade que há nele. 

Produzir notícia não é fácil. Falar de uma forma que todos compreendam também não, mas nessas férias nós aprendemos que é possível.  Basta ter dedicação.



A terceira edição da oficina Introdução ao Jornalismo Científico do Projeto Imunologia nas Escolas aconteceu em julho de 2019, em São Paulo-SP, envolvendo 20 alunos. A maioria dos participantes cursa o ensino médio na Escola Estadual Fernão Dias Paes enquanto alguns são alunos de aprimoramento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) vinculados ao Instituto de Investigação em Imunologia (iii-INCT).
Coordenação do Projeto Imunologia nas Escolas: Verônica Coelho
Coordenação do programa Introdução ao Jornalismo Científico: Patrícia Santos
Realização da oficina: Patricia Santos e Diego Freire
Entrevistadas convidadas: Daniela Santoro Rosa, biomédica e pesquisadora, e Meghie Rodrigues, jornalista


Nenhum comentário:

Postar um comentário