sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Meghie Rodrigues e seu amor por jornalismo científico

A jornalista Meghie Rodrigues em ilustração
da estudante Maria Carolina Yamamoto

Por: Luiz Alberto Silva, Maria Carolina Yamamoto e Michelli Lima
Alunos da oficina Introdução ao Jornalismo Científico - Projeto Imunologia nas Escolas 2019

Nascida em Belo Horizonte (MG), Meghie Rodrigues sempre teve gosto pela área de Letras e Jornalismo. 

Ao término dos estudos regulares, decidiu atuar na área de Jornalismo. Durante a faculdade teve uma base melhor em qual área seguiria dentro do Jornalismo. 

Após isso, fez estágio e logo em seguida, fez intercâmbio para Portugal para assim, ampliar seus conhecimentos, principalmente culturais. 

Ao retornar, fez dois anos do curso de Ciências Sociais se envolvendo com um projeto chamado Universidade das Crianças na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto buscava despertar a curiosidade e a partir das perguntas das crianças criava-se conteúdo sobre ciência para divulgação. 

Um dos últimos trabalhos foi no Museu do Amanhã localizado no Rio de Janeiro (RJ), em 2015, onde elaborou atividades e organizou várias ações sobre mulheres na ciência, que em seu ponto vista é algo absolutamente importante, e tinha o foco estimular o aumento de diversidade de mulheres na área da ciência. Atualmente, Meghie está morando em São Paulo (SP), por motivos pessoais.

Esse relato foi realizado dia 10/07/2019 por Meghie Rodrigues para alunos secundaristas do ensino público, durante a oficina Introdução ao Jornalismo Científico do Projeto Imunologia nas Escolas, na Faculdade de Medicina da universidade de São Paulo (FMUSP). 

Entrevista coletiva com a jornalista Meghie Rodrigues pelos alunos
da oficina Introdução ao Jornalismo Científico 
Entrevista inspira a ilustração da
Maria Carolina Yamamoto (no alto da página)

A terceira edição da oficina Introdução ao Jornalismo Científico do Projeto Imunologia nas Escolas aconteceu em julho de 2019, em São Paulo-SP, envolvendo 20 alunos. A maioria dos participantes cursa o ensino médio na Escola Estadual Fernão Dias Paes enquanto alguns são alunos de aprimoramento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) vinculados ao Instituto de Investigação em Imunologia (iii-INCT).
Coordenação do Projeto Imunologia nas Escolas: Verônica Coelho

Coordenação do programa Introdução ao Jornalismo Científico: Patrícia Santos
Realização da oficina: Patricia Santos e Diego Freire
Entrevistadas convidadas: Daniela Santoro Rosa, biomédica e pesquisadora, e Meghie Rodrigues, jornalista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário