Quem somos

O Projeto Imunologia nas Escolas aproxima a ciência de estudantes e professores do Ensino Médio de escolas públicas. Além de estimular a curiosidade para a ciência, enfatiza a estrutura lógica do pensamento na pesquisa científica e como esse conhecimento é construído. O Projeto é desenvolvido com cientistas e estudantes de pós-graduação que, por sua vez, têm a oportunidade de dialogar sobre a ciência e a imunologia com a sociedade. 


Iniciado em 2010, o Projeto é realizado pelo Instituto de Investigação em Imunologia – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (iii-INCT) em parceria com escolas públicas de ensino médio da cidade São Paulo. Nos três primeiros anos foi feita uma parceria com a Escola Estadual Romeu de Moraes, na Lapa e em 2014, foi iniciada uma nova parceria, com a escola Alves Cruz, no Sumaré.

A cada ano, os alunos do primeiro ano do Ensino Médio e seus professores começam a participar suas atividades no Projeto com uma visita ao Laboratório do iii-INCT localizado no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor/HC/FMUSP). A partir desse primeiro contato com o mundo da ciência, desenvolvemos atividades mensais na escola, discutindo conceitos em imunologia e a lógica do pensamento científico, usando uma variedade de estratégias pedagógicas dinâmicas, com material didático próprio do Projeto. Ao final do ano letivo, alunos que têm interesse em conhecer de perto e participar do fazer e pensar ciência, têm a oportunidade de participar do Programa de Pré-Iniciação Científica.

O Projeto conta ainda com um segundo módulo que como foco professores da rede pública de ensino. Visa promover a formação continuada para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e material didático abordando temas relacionados à imunologia, como foco na estrutura lógica da construção do conhecimento científico.

O desenvolvimento de ambos os módulos do Projeto tem a participação de cientistas, professores, alunos de pós-graduação, principalmente da Universidade de São Paulo (USP), além de colaboradores do iii-INCT e de outros INCTs.

A perspectiva é continuar desenvolvendo o Projeto por meio desses módulos, contando com novos apoiadores e participantes em suas diversas ações. Além disso, nossas experiências têm sido compartilhadas visando apoiar o desenvolvimento do Projeto em outras instituições científicas e de educação no Brasil ou inspirar novas iniciativas.

Fica o convite: participe também ou seja um apoiador! 


Nossa proposta

· Aproximar o mundo da ciência da sociedade

· Despertar a curiosidade para o modo de pensar e fazer ciência

· Democratizar o conhecimento científico

· Construir saberes estruturantes na biologia e imunologia relacionados à saúde

· Construir um espaço aberto de debate sobre o processo de pensar e fazer ciência com estudantes e professores de escolas públicas

· Contribuir para a formação de sujeitos mais críticos, criativos e transformadores da realidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário