sábado, 11 de setembro de 2010

O que é um Linfócito B?

Linfócito B ou célula B é um tipo de linfócito que constitui o Sistema Imune. Ele tem um importante papel na imunidade humoral e é um essencial componente do Sistema Imune Adaptativo. A principal função das células B é a produção de anticorpos contra antígenos. Após sua ativação, os linfócitos B podem sofrer diferenciação em plasmócitos ou células B de memória.

O corpo humano produz milhões de diferentes tipos de células B a cada dia, que circulam no sangue e linfa e que têm um papel importante na vigilância imune. Elas não produzem anticorpos até serem completamente ativadas. Uma vez que a célula B encontra seu antígeno e recebe um sinal adicional da célula T auxilar, ela pode se diferenciar em um dos dois tipos de células B listadas abaixo.

• Plasmócitos (também chamados de células plasmáticas) são grandes células B que foram expostas ao antígeno e produzem e secretam grandes quantidades de anticorpos, que ajudam na destruição dos microorganismos ligando-se a elas e tornando-os alvo para fagócitos e ativando o sistema complemento. Em microscopia eletrônica estas células revelam uma grande quantidade de retículo endoplasmático rugoso, responsável pela síntete de anticorpos.

• Células de memória B são formadas através da ativação de células B no encontro com antígeno específico durante a resposta imune primária. Estas células são capazes de uma vida longa, e podem responder rapidamente a uma segunda exposição ao mesmo antígeno.

No reconhecimento do antígeno a diferença é de como as células B e as T o vêem. Células B reconhecem seus sítios de ligação com o antígeno em sua forma nativa. Elas reconhecem o antígeno livre (solúvel) no sangue ou linfa usando suas BCR ou sítio de ligação entre membrana e imunoglobunina. As células T reconhecem seus sítios de ligação em um processo formado, como um fragmento de peptídeo apresentado pela célula apresentadora de antígeno.
O reconhecimento do antígeno pela célula B não é o único elemento necessário para sua ativação (uma combinação de proliferação e diferenciação em plasmócitos). Células B que não foram expostas ao antígeno, conhecidas como "células virgens"', podem ser ativadas por células T dependente ou independente.


Plasmócito



Bom estudo!

Abraços,
Karine*

Nenhum comentário:

Postar um comentário