sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Alunos participam de oficina e lançam jornal 'Fernão em Dia'

A Oficina de Introdução ao Jornalismo Científico, ação do Projeto Imunologia nas Escolas, já rendeu frutos. Publicado em outubro de 2017, o jornal ‘Fernão em Dia’ é resultado de atividades realizadas pelos alunos entre os meses de agosto e setembro.  Está imperdível:


Os autores das matérias, fotos e ilustrações do jornal são estudantes da Escola Estadual Fernão Dias Paes, em São Paulo (SP), onde estão acontecendo as atividades mensais do projeto em 2017. Esta edição traz temas como saúde mental na adolescência, a profissão do jornalista científico, HIV/Aids, além de fotos e ilustrações produzidas pelos alunos. O jornal impresso será exposto nos murais da escola.

A equipe de redação de 'Fernão em Dia' é composta por: Debora Soares de Novaes, Fernanda Cordeiro Marques, Fernanda Landim, Gabriel Galhardo de Oliveira, Isabella Costa, Isabella Vitoria, Izabella Pires Rocha, Jenifer dos Santos Plaza, Jessé Gomes, Luana Soares de Novaes, Maria Eduarda Ribeiro, Ryan Alves Andrade e Tamires Souza Neves Silva. Todos são alunos do primeiro ano do ensino médio.

A oficina e a produção do jornal também contou com a participação de Milena Barbosa, editora executiva adjunta da Revista de Saúde Pública, Marcellus William Janes, assessor de comunicação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP); além de Wesley Nogueira Brandão, doutorando pelo Instituto de Ciências Biomédicas da universidade.

Patricia Santos, jornalista científica e gestora na empresa Conecta Ciência, foi a responsável pela oficina; e Verônica Coelho, médica pesquisadora do iii-INCT, é a coordenadora do Projeto Imunologia nas Escolas.

Realizada como extensão do projeto, esta foi a segunda edição da oficina (a primeira aconteceu em 2012 - veja a matéria). Por meio de atividades teóricas e práticas, os alunos entram em contato com noções básicas sobre o jornalismo científico e desenvolvem habilidades de comunicação. Além disso, discutem aspectos da ciência e a relação com as mídias a partir de um elemento comum no cotidiano dos participantes, as produções jornalisticas sobre assuntos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário