sexta-feira, 19 de setembro de 2014

PROJETO IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS:
uma experiência iniciando em Vitória de Santo Antão - Pernambuco



Já faz um tempo que sou fã de carteirinha do Projeto Imunologia nas Escolas. Sempre visitava esse blog e ficava admirando todas as ações promovidas pelo Projeto.  Acredito que a mesma motivação que impulsionou e impulsiona vocês a desenvolverem um trabalho tão grandioso como esse, “andou passeando pelo Brasil” e chegou pertinho de mim, aqui em Pernambuco. Embora eu não tivesse os mesmos recursos materiais, minha alma inquieta, acreditava que era possível desenvolver ações simples de laboratório e de conhecimento de imunologia básica, com os alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Guiomar Krause Gonçalves, no município de Vitória de Santo Antão-PE. E foi exatamente isso que aconteceu, e aqui estou para compartilhar um pouco dessa experiência com vocês, inspirada no Projeto Imunologia nas Escolas do iii-INCT.




Tudo começou durante o meu estágio curricular em uma Unidade Básica de Saúde. Durante o estágio, era necessário fazer algumas visitas à escola do bairro onde a UBS estava inserida, foi então que resolvi desenvolver nessas visitas, ações que aproximassem os alunos do mundo científico e que ao mesmo tempo promovessem educação em saúde. Foi então que me inspirei em vocês.
Os alunos puderam conhecer um pouquinho da forma “malandra” e “astuciosa” que um patógeno desenvolve quando nos ataca, e é claro, da forma “batalhadora”, “destemida”, “minuciosa”, “brilhante”, “fantástica” e “inteligente”, que o sistema imunológico executa, quando nos defende e nos ajuda a nos manter saudável (O exagero para falar de imunologia vem do tempo em que eu era monitora rsrs).

Essas foram algumas oficinas trabalhadas na escola...

O MUNDO MICROSCÓPICO
Por meio de ilustrações do mundo microscópico, os alunos puderam conhecer um pouco dos microrganismos que vivem no seu corpo e no ambiente. Eles também tiveram a oportunidade de observar o crescimento de bactérias em culturas feitas com gelatina. Em seguida, eles foram estimulados e orientados a reproduzir o mesmo feito em casa e, assim, quem sabe, desenvolverem ou aprimorarem seu lado “investigativo”.

E AGORA? QUEM PODERÁ NOS DEFENDER e NOS AJUDAR A NOS MANTER SAUDÁVEIS? 
Nessa segunda oficina, as células do sistema imunológico foram expostas de forma “bem humorada” por meio de desenhos que caracterizavam suas principais funções (Por exemplo: Existia um macrófago segurando talheres para caracterizar sua função fagocitária).  Os alunos também tiveram a oportunidade de fazer o uso do microscópio. E esse foi um dos momentos mais empolgantes. Quem nunca se emocionou vendo um microscópio pela primeira vez? Vendo as células? Os patógenos? Ah... É lindo!! O patrocinador dessa alegria foi meu antigo e fantástico professor de imunologia. Quando me emprestou o material (lâmina de esfregaço sanguíneo), ele provocou indiretamente o surgimento das frases: “Que massa!!” , “ Oxe, é lindo demais”,“ Pode tirar foto?”.
            Em seguida, um pequeno vídeo sobre o encontro dos patógenos com o sistema imune foi elaborado, a animação visual foi feita com massa de modelar (Nada muito complexo). Era empolgante ver a forma como todas essas informações eram recebidas pelos alunos, professores e funcionários.

VAMOS DAR UMA FORCINHA PARA O SISTEMA IMUNE?
Alimentação, higiene e VACINAS foram os temas abordados nessa oficina.
No fim, muitas perguntas, muitas fotos, muitas fotos e é claro... Muitas perguntas. Foi um dia incrível!! Existia um brilho nos olhos, uns quatro tipos de sorrisos e um coro arrepiante de gratidão dos professores.
Agradeço imensamente a professora Verônica Coelho e Patrícia Santos (que falavam comigo logo no início, nos primeiros e-mails) e também a Daniel Manzoni que tive o prazer de conhecer, pessoalmente, na UFPE e depois disso, mantivemos contato e uma parceria feliz para o desenvolvimento dessas ações. Meus sinceros agradecimentos!!
PS: Guardo com carinho a agenda que ganhei do projeto imunologia na escola até hoje. rsrsrs





Atividades:
Culturas de bactérias utilizando gelatina.
Visualização ao microscópio de esfregaço sanguíneo. 
Vídeo de animação de células feitas com massa de modelar.
Exposição de figuras do sistema imune de forma humorada.
Apresentação do cartão de vacina do adolescente.


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