sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Ensino de Ciência: O Projeto Imunologia nas Escolas de São Paulo e as ações de 2013


 Os resultados do último exame do PISA (Programme for International Student Assessment) mostraram que o Brasil ainda ocupa posições aquém das desejadas e adequadas em leitura, matemática e ciências entre os alunos da educação básica. Esses resultados dramáticos não deixam duvidas: é imperativo que o Brasil invista, com mais dedicação, em ensino de ciência para nossos jovens estudantes. Neste sentido, o Instituto de Investigação em Imunologia com o Projeto Imunologia nas Escolas tem contribuído para trilhar esse caminho ao investir em educação científica.
Projeto Imunologia nas Escolas de São Paulo, pioneiro no Brasil, é uma ação educacional em ciência, da plataforma de ensino e interação com a sociedade – sob coordenação geral da Dra. Verônica Coelho - do Instituto de Investigação em Imunologia – iii-INCT. O projeto, financiado pela CNPQ, é coordenado pelo Prof. Jorge Kalil e vice-coordenado pela Dra. Aldina Barral. As atividades do Projeto vêm sendo desenvolvidas na escola estadual Romeu de Moraes, no bairro da Lapa desde 2010, e já contemplou aproximadamente 350 alunos do ensino básico. Em 2013 fechamos o ano com algumas inovações e comemorações:

1. Programa para Professores: Em parceria com a Diretoria de Ensino Centro/Oeste de São Paulo, conseguimos implantar um curso de formação de professores de escolas da rede pública. O programa teve como foco a construção do conhecimento e a discussão de estratégias didáticas visando uma aprendizagem significativa para os estudantes. Organizado e ministrado pelo Prof. Paulo Cunha – coordenador pedagógico do Projeto – e Prof. Daniel Manzoni de Almeida, o evento teve a participação de 12 professores de diversas disciplinas e foi composto por 7 encontros na própria diretoria de ensino e 1 encontro com a visita dos professores ao Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (InCor).

2. Programa para as Famílias: Essa ação aconteceu em Outubro/2013, no dia dos Pais na referida Escola. Os alunos do projeto escolheram 3 temas desenvolvidos durante o ano para apresentar aos seus pais: Alergia, HIV/AIDS e Vacinas. O principal objetivo foi incentivar a participação dos alunos na disseminação do conhecimento científico para a sociedade geral. Este evento foi muito bem recebido pelos alunos e deverá ser incluído na programação do próximo ano.

3. Exposição de cartazes e palestra sobre Câncer: Organizamos a exposição “Câncer: conhecer para prevenir” em parceria com a plataforma de difusão e educação, coordenada pela Dra. Dirce Maria Carraro,  do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica do Hospital A.C. Camargo. Após 1 semana, a jornalista e mestre em oncologia Cristiane Gonçalves apresentou uma palestra sobre o tema exposto, possibilitando uma discussão ampliada com os alunos.

4. Prêmios recebidos pelos alunos do Programa de Pré-Iniciação Cientifica: Desde o início do Projeto, alunos da escola Romeu de Moraes tiveram a oportunidade de frequentar laboratórios da USP, desenvolvendo um projeto e contando com ajuda de uma bolsa de Iniciação Científica concedida pelo CNPq. Com esse programa tivemos várias premiações. Contabilizando o total, já foram 13 prêmios nacionais e internacionais desde o início do programa em 2010. 
5. Expansão do Projeto Imunologia nas Escolas pelo país: Convidados pela FioCruz da Bahia, em Novembro/2013 visitamos o Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz e a escola parceira para compartilhar nossa experiência e contribuir para implantação do projeto em Salvador, prevista para 2014. Este projeto será coordenado pela Dra. Theolis Bessa, Dra. Claudia Brodskyn, Dr. João Paulo do Carmo, Dra. Aldina Barral e Dr. Manoel Barral. Recentemente estivemos também no campus da Universidade Federal do Mato Grosso, na cidade de Sinop. Neste local, o projeto contará com a coordenação da Profa. Lindsey Castoldi Coimbra e sua equipe de jovens estudantes, encabeçada por Lucinéia Albiero e Eduardo Figueredo Nery.
           É importante ressaltar que a participação de jovens cientistas no Projeto Imunologia nas Escolas tem sido um importante agente motivacional para os alunos do ensino básico. Por outro lado, notamos que a experiência de transmitir um conhecimento científico de forma acessível à população e a oportunidade de rever a evolução histórica destes conhecimentos, tem se mostrado muito importante na formação destes jovens cientistas. Por este motivo o Projeto Imunologia nas Escolas tem como meta este ano iniciar uma disciplina de pós-graduação onde esta experiência seja disponibilizada aos alunos de pós-graduação em Imunologia.
        As atividades do projeto no ano de 2013 se encerraram na última quarta-feira, 4/12/13, com a visita dos alunos do 1o ano da Escola Romeu de Moraes ao Laboratório de Imunologia do InCor – sede do iii-INCT. Como em todo os anos, nessa visita os alunos tiveram a oportunidade de conversar e entender a rotina dos cientistas num laboratório de Imunologia.
No ano de 2014, o Projeto Imunologia nas Escolas de São Paulo estará a todo vapor trazendo boas novidades e melhorando o que já foi construído. Certamente nossos novos parceiros pelo Brasil poderão nos ajudar muito nesta caminhada.

Post de Daniel Manzoni de Almeida 
Coordenador Executivo do Projeto Imunologia nas Escolas
Instituto de Investigação em Imunologia


& Equipe do Projeto Imunologia nas Escolas do iii-INCT: 
Verônica Coelho – coordenadora geral
Silvia Sampaio – coordenadora científica
Sandra Moraes – coordenadora científica
Paulo Cunha – coordenador pedagógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget