quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jornalismo científico faz parte do projeto


O Laboratório Júnior de Jornalismo Científico é uma das linhas de ação do Projeto Imunologia nas Escolas. Começamos a desenvolver estas atividades em maio de 2012, com o grupo de alunos de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC). A ideia é que os estudantes exercitem o registro de suas experiências no programa de Pré-IC, tendo contato com ferramentas do jornalismo para a comunicação sobre ciência.
Encontro do Laboratório de Jornalismo Científico (maio/2012)

Nos nossos encontros mensais debatemos questões do jornalismo em ciência, da pesquisa científica e da participação pública na ciência. O clima desses encontros, além de instigante também é divertido, com perguntas dos alunos, “causos” do jornalismo contados por nós, a partir da sequência básica de programação:



– Contextualização teórica

– Abordagem histórica e/ou contemporânea de cada tema no âmbito do jornalismo

– Atividade prática

– Continuidade da discussão à distância, como copartilhamento de materiais e exercícios (usamos um grupo no Facebook acessado apenas pelos alunos/coordenadores participantes).

Ao longo do ano, serão apresentadas técnicas básicas de entrevista, fotografia jornalística, edição, entre outras, para que os alunos elaborem notícias a serem publicadas no mural da escola e neste blog.

Além disso, esta programação é uma oportunidade para o desenvolvimento de capacidades para o trabalho colaborativo. Os alunos não apenas fazem tarefas em grupo, como devem participar ativamente de diferentes etapas da redação de conteúdos, da discussão dos assuntos que serão tema de notícias, da busca de fontes de informação, entre outras atividades.

O Laboratório Júnior de Jornalismo Científico é um espaço para abordarmos o jornalismo e o relacionamento com a ciência no momento em que esses alunos estão dando os primeiros passos no mundo da pesquisa. Esta relação, sempre relevante para a sociedade, é cada vez mais parte da rotina dos cientistas, exigida inclusive por agências de fomento.

A programação dos encontros é desenvolvida por mim com a colaboração de Diego Freire e Cristiane Paião, todos jornalistas com especialização em ciência, e tem sido uma rica oportunidade para todos nós, abraçada e incentivada pela coordenação do Projeto Imunologia nas Escolas.

Daremos mais notícias em breve!

Até mais,
Patrícia Santos

Links relacionados

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa da divulgação de conteúdo científico em Imunologia, principalmente ao grupo do Projeto Imunologia nas Escolas.
    Faço parte de um grupo composto por alunos das biomédicas e do jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que desenvolve podcast e blog para a divulgação dos componentes imunológicos presentes no leite materno humano. (http://imunocastufu.blogspot.com.br/). Todas essas ações são positivas para a divulgação científica.
    Parabéns a equipe!
    Profa. Mônica Sopelete

    ResponderExcluir