quinta-feira, 19 de abril de 2012

Começam as aulas do projeto na Romeu de Moraes

A programação de aulas de 2012 do Projeto Imunologia nas Escolas para os alunos do Ensino Médio acaba de começar. Desenvolvidas há três anos na E.E. Romeu de Moraes, no bairro da Lapa, em São Paulo, essas atividades são incorporadas à grade regular da escola. Acontecem uma vez por mês durante todo o ano letivo, preferencialmente, durante as aulas de Biologia ou Química.

Nos dias 9, 11 e 12 de abril estivemos com as três turmas de primeiro ano da Romeu e a experiência foi mais uma vez empolgante para a equipe do projeto e muito bem recebida pelos alunos.

“A atividade correu muito bem, com muitas perguntas e comentários bem bacanas. Diversos alunos parecem muito sabidos e interessados”, contou Verônica Coelho, coordenadora do projeto e que liderou a aula inaugural com um dos primeiros anos.

Durante as discussões em grupos, os alunos trouxeram comentários e curiosidades. No grupo em que a discussão foi conduzida por Tiago Clemente, voluntário no projeto e pós-graduando no Instituto de Ciências Biológicas da USP, os alunos ficaram instigados ao lerem sobre momentos históricos da descoberta do mundo microscópico. Pediram mais alguns minutinhos no final desta parte da aula para continuar o papo e fazer muitos comentários e perguntas a Tiago.





Na parte prática desta primeira aula, os alunos viram através de um microscópio alguns paramécios, microorganismos encontrados em geral em água doce, observando curiosos os cílios se mexendo, estruturas usadas para se movimentarem. Também assistiram a vídeos curtos como este aqui. A imagem é de um macrófago, um tipo de célula do sangue que está sempre eliminando invasores por meio da fagocitose, como se estivesse "comendo"os agentes estranhos ao organismo. "Depois de correr atrás de bactérias, o macrófago ganhou até aplausos dos alunos quando conseguia fagocitar", comentou Verônica.

Após a primeira aula, a impressão foi positiva. “É uma moçada curiosa, participativa e cheia de vida. Acho que teremos um bom ano pela frente”, comentou Paulo Cunha, também coordenador do projeto.

À equipe de voluntários do projeto e da E.E. Romeu de Moraes, direção, aos professores e alunos, um agradecimento especial por mais um ano de parceria e pela oportunidade de compartilharem conosco seus saberes e entusiasmo!



Como é a aula?


  • No laboratório da escola, mensalmente, dentro do horário regular das disciplinas de Biologia ou Química, desenvolvemos uma aula com tema pré-definido em Imunologia.
  • A atividade começa com uma contextualização sobre o assunto do dia, buscando sempre o envolvimento dos alunos com seus saberes, perspectivas, perguntas e comentários. 
  • Em seguida, com a turma dividida em grupos, começam as discussões entre os alunos conduzidas por professores-voluntários do projeto. 
  • Na sequência, vem a parte prática em que os alunos podem fazer desde experimentos simples até interpretações, esquetes sobre situações reais, relacionadas ao tema da aula. 
  • Todo o processo é elaborado pela equipe de oordenação junto com os voluntários do projeto, pós-graduandos em diferentes áreas das ciências da saúde. O planejamento é disponibilizado nos materiais didáticos para acesso online (link) por alunos e professores.
Acesse abaixo, no rodapé deste blog, os materiais didáticos usados no projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget