sábado, 5 de novembro de 2011

Vamos lá pessoal, vamos começar o Programa de Pré-Iniciação Científica!!


Estudantes do 1º ano do Ensino Médio da EE Romeu de Moraes que iniciaram o Programa de Pré-iniciação científica do “Projeto Imunologia nas Escolas” em 2011. Da esquerda para a direita: Michel Ferreira, Aryel Kim, Nayara Pina, Daniele Lima, Marissa Castro, Gabriela Buchini, Ligia Lang, Ana Luisa da Silva, Sabrina Santos, Tatiana Gama, Marco Aurélio Alves, Giovanna Jardim e Raissa Barska. Abaixo, os coordenadores do projeto: Paulo Cunha, Verônica Coelho e Cristiane Paião.

Depois de muito estudar nas salas de aula, finalmente, chegou a hora de ir para o laboratório e ver de perto o que é e como se faz CIÊNCIA!! A partir desta semana vamos começar o Programa de Pré-Iniciação Científica do "Projeto Imunologia nas Escolas"!!

E essa grande honra ficou nas mãos dos nossos bravos guerreiros Ana Luisa, Aryel, Daniele, Gabriela, Giovanna, Ligia, Marco Aurélio, Marissa, Michel, Nayara, Raíssa, Sabrina e Tatiana que se inscreveram, enfrentaram um processo de seleção e estão dispostos a passar 1 ano ao lados dos nossos professores e pesquisadores, em um dos nossos laboratórios no Instituto de Ciências Biológicas e na Faculdade de Medicina da USP, aprendendo um pouco mais sobre a pesquisa científica em imunologia, nas suas mais diversas áreas de atuação.

Durante o Programa de Pré-Iniciação Científica, esses 13 estudantes acompanharão projetos científicos em desenvolvimento e desenvolverão um pequeno projeto, sob a nossa supervisão. Na escola, o grupo será instigado a discutir, coletivamente, resultados e questões relacionadas a seus projetos, em reuniões periódicas, fora do período escolar, o que permitirá o compartilhamento das experiências individuais e a construção de um coletivo na escola, com prática no fazer e no pensar ciência.

Além disso, tendo em vista que atualmente a comunicação se faz cada vez mais necessária, também vamos começar o Programa de Pré-Iniciação ao Jornalismo Científico, e aqui este Blog terá um papel fundamental!

O objetivo é capacitar os alunos para o registro criativo e comunicacional das experiências vividas durante a Pré-IC no “Projeto Imunologia nas Escolas”, desenvolvendo não apenas material de divulgação sobre os resultados do projeto realizado por cada um dos alunos, mas, sobretudo, sobre o impacto desta experiência na vida destes jovens. Pensando nisso, vamos trabalhar técnicas de escrita e redação jornalística, fotografia, gravação e edição de vídeos e, ainda, técnicas de divulgação em internet, como blogs e redes sociais.

Sejam bem vindos Pré-IC's!! Estejam preparados para fortes emoções e grandes aprendizados, e não se esqueçam, claro, de registrar cada detalhe dessa experiência hein!? Estamos contando com vocês para fazer desse Blog um grande sucesso!!

Bjos,
Cris Paião*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget