Publicado em maio de 2013, o jornal Geração Ciência é resultado das atividades de Iniciação ao Jornalismo Científico realizadas no âmbito do Projeto Imunologia nas Escolas. Confira:
As estudantes, Ligia Lang Gonzalez, Sabrina Alves Santos, Ana Luisa Ferraz e Nayara Sousa Pina, assinam as matérias e as fotografias do jornal. Elas são alunas do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Romeu de Moraes, onde acontece o projeto.
Este é o primeiro grupo a participar da Iniciação ao Jornalismo Científico. A atividade é coordenada por Patricia Santos, assessora de comunicação do Projeto Imunologia nas Escolas, com a colaboração de Cristiane Paião e Diego Freire, jornalistas.
Para esse contato com a divulgação científica, as estudantes conheceram processos do jornalismo como elaboração de pauta e apuração. Tiveram, também, aulas sobre técnicas básicas de entrevista, redação jornalística e fotojornalismo. Os temas das matérias, o tipo de publicação e até o título do jornal foram definidos pelas alunas.
Os encontros entre jornalistas e estudantes também foram momentos para discutir o papel do pesquisador na divulgação de ciência, a importância da atuação da mídia e do envolvimento do jovem com a cultura científica.
Ciência e divulgação
Desde que foi criado em 2010, o Projeto Imunologia nas Escolas realiza diversas ações que estimulam a reflexão crítica sobre a ciência. Mais detalhes aqui: http://goo.gl/SoJzr
Um dos diferenciais do projeto é o enfoque na construção do conhecimento científico. As atividades abordam questões como a lógica da pesquisa, as etapas, as controvérsias.
A divulgação também é um dos processos no universo da ciência. A partir dessa primeira experiência, a ideia é que mais alunos do Imunologia nas Escolas participem da Iniciação ao Jornalismo Científico.
Em breve teremos mais novidades!
sexta-feira, 24 de maio de 2013
Alunas do Projeto Imunologia nas Escolas lançam ‘Geração Ciência’
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário