Alunos do primeiro ano A se animaram com as atividades práticas e em grupo sobre o tema "Infecções" - Patricia Santos/iii-INCT |
A equipe de cientistas e pós-graduandos do Projeto realiza a discussão com os estudantes a partir da abordagem do método científico. Para isto, eles usam exemplos de observações, hipóteses e experimentos relacionados ao conhecimento que se tem hoje sobre infecções.
Um jogo de cartas elaborado para esta aula permite simular a resposta imune à infecção. Além disso, o grupo mostra vídeos curtos para ilustrar os principais conceitos apresentados na aula.
A ideia é tratar de questões da imunologia que sejam próximas da realidade desses jovens e também provocá-los a refletir sobre como a ciência é construída historicamente.
Na prática
Atividades práticas estimulam a participação dos alunos - Patricia Santos/iii-INCT |
Os estudantes recebem cotonetes para passar em alguma parte do corpo ou objetos da sala. Depois esfregam a sujeira em placas de cultura. As placas ficarão em estufa de laboratório, a 37oC, para que as bactérias ou outros microrganismos formem colônias. Assim, no próximo encontro, os alunos poderão observar o resultado e retomar conceitos discutidos na atividade de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário